Cuidados com a pele para homens: Como se livrar da pele sem brilho

Cuidados com a pele para homens: Como se livrar da pele sem brilho

BLOG_2c

Enquanto as mulheres costumam usar maquiagem para esconder imperfeições e adicionar brilho à pele, a maioria dos homens não vê a maquiagem como uma opção. Se concorda, o que você pode fazer para se livrar da pele sem brilho?

Como as mulheres, os homens podem sofrer de pele sem brilho. A pele opaca é uma consequência do envelhecimento, bem como fatores ambientais externos, como radiação UV, clima interno seco, estresse e falta de sono. A pele fica seca, a superfície cutânea fica menos macia e linhas finas e rugas começam a aparecer. Enquanto as mulheres costumam usar maquiagem para esconder imperfeições e adicionar brilho à pele, a maioria dos homens não vê a maquiagem como uma opção. Se concorda, o que você pode fazer para se livrar da pele sem brilho?

Por que a pele parece opaca?

A pele do rosto de uma pessoa jovem é lisa e, portanto, reflete bem a luz. Na verdade, é isso que as pessoas querem dizer quando falam sobre pele radiante. A pele do rosto de uma pessoa que não é jovem, ou a pele do rosto que foi exposta a muita luz solar, clima seco ou estresse, não é tão lisa. Linhas finas podem ser visíveis e a superfície da pele pode ser um pouco áspera e seca. Consequentemente, a luz também não é refletida e você apresenta uma pele opaca. 

Comece com o básico para se livrar da pele sem brilho

Para combater a pele sem brilho, a primeira coisa que você deve fazer é, se possível, diminuir a exposição a fatores ambientais negativos, como excesso de luz solar, clima seco ou estresse. Outro conselho básico é usar sabonetes neutros quando lavar o rosto e sempre usar um creme facial depois. Os homens podem ser um pouco descuidados em suas rotinas de cuidados com a pele, mas a melhor coisa a fazer é começar por aqui e ver até onde isso o leva. 

Por que usar sabonetes neutros e cremes faciais?

A razão para usar um sabão neutro e um creme para o rosto é que sua pele contém lipídios – ácidos graxos – que são de vital importância para a função de barreira da pele. Cada vez que você lava o rosto com sabão e água morna, lava embora alguns desses ácidos graxos e a função de barreira da pele é afetada em certa medida. A barreira da pele protege nosso corpo de fatores ambientais e da penetração de substâncias nocivas. Também evita a perda de água. Se a barreira da pele estiver funcionando como deveria, sua pele ficará hidratada, suave e flexível, resultando em uma aparência mais radiante. Uma barreira cutânea fraca ou danificada terá o resultado contrário – uma superfície seca e irregular da pele que não reflete a luz na mesma medida. Em outras palavras, pele sem brilho. 

Posso usar esfoliantes para me livrar da pele sem brilho?

Os esfoliantes podem ser usados até certo ponto para se livrar das células mortas da pele na superfície da pele, mas tenha cuidado, pois eles também podem danificar a barreira da pele se você exagerar. As células mortas da pele na superfície cutânea são na verdade uma parte importante da barreira da pele. Exfoliação em excesso pode ser estressante para a pele. 

Os tratamentos de pele à laser podem ajudar a se livrar da pele sem brilho?

Tratamentos à laser para a pele são usados para reduzir o tecido cicatricial, mas também para reduzir rugas faciais ou pele irregular. O princípio por trás desses tipos de tratamentos é traumatizar ou danificar a superfície da pele de maneira controlada e, assim, forçar a renovação cutânea. Existem alguns riscos envolvidos, como cicatrizes ou alterações na pigmentação da pele. Esses tipos de tratamentos devem ser usados com cuidado e obviamente não é algo que você possa fazer rotineiramente. 

E quanto aos skinboosters para combater a pele sem brilho?

Skinboosters é um tipo relativamente novo de tratamento facial para restaurar a hidratação da pele e tornar a superfície cutânea mais suave. Skinboosters utilizam ácido hialurônico que é injetado em microgotículas na pele. O ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente em nossos organismos, inclusive na pele, e liga enormes quantidades de água – mil vezes o seu próprio peso. O ácido hialurônico é muito importante para manter a pele macia e hidratada. Com a idade, ou devido a fatores ambientais, perdemos um pouco do ácido hialurônico em nossa pele, resultando em uma pele menos radiante. 

Enquanto o ácido hialurônico natural no corpo é formado e degradado em um a dois dias, o ácido hialurônico usado nos skinboosters foi estabilizado com uma tecnologia de reticulação. O ácido hialurônico é composto por longas cadeias moleculares e, por reticulação das cadeias, o ácido hialurônico não se degrada na mesma proporção que o ácido hialurônico endógeno. Um tratamento com skinboosters é um tratamento minimamente invasivo, com baixos riscos e um resultado duradouro. Um programa de tratamento geralmente começa com 2-3 tratamentos com algumas semanas de intervalo e depois continua com tratamentos de manutenção a cada 9 a 12 meses.

Os skinboosters mostraram resultados fenomenais. Por exemplo, estudos mostraram que 100% dos pacientes que foram tratados com skinboosters Restylane, o skinbooster original lançado em 20042, puderam ver a melhora em até 12* meses após o tratamento inicial.3 Outro estudo com skinboosters Restylane mostrou que 96% dos pacientes desejavam repetir ou continuar o tratamento.4 Se as rotinas comuns de cuidados com a pele não fornecerem os resultados que você procura, e você desejar um tratamento minimamente invasivo, os skinboosters podem ser ideais para você. *Com Restylane Skinboosters Vital

 

Refêrencias

  1. This recommended treatment plan refers to Restylane Skinboosters. References: E. I. Gubanova, P.A. Starovatova, M.Y. Rodina12-month effects of stabilized hyaluronic acid gel compared with saline for rejuvenation of aging hands. J Drugs Dermatol. 2015;14(3):288-98..; Williams S, Tamburic S, Stensvik H, et al. Changes in skin physiology and clinical appearance after microdroplet placement of hyaluronic acid in aging hands. J Cosmet Dermatol. 2009 Sep;8(3):216-225.; E. I. Gubanova, Yu. Yu. Dyachenko, M. Yu. Rodina, and M. Kh. Koliyeva. Brand new hydrobalance technology on the basis of stabilized hyaluronic acid for long-term skin hydration. Esteticheskaya Meditsina (Aesthetic Medicine) 2010; 1:94-98.; Kerscher M, Bayrhammer J, Reuther T. Rejuvenating influence of a stabilized hyaluronic acid-based gel of non-animal origin on facial skin aging. Dermatol Surg. 2008;34(5):720-6. .; E. I. Gubanova, P.A. Starovatova, M.Y. Rodina 12-month effects of stabilized hyaluronic acid gel compared with saline for rejuvenation of aging hands. J Drugs Dermatol. 2015;14(3):288-98..; Dierickx C. Injections of stabilised hyaluronic acid gel containing lidocaine for the treatment of depressed, facial acne scars: 5-month interim results. Poster to be presented at 17th IMCAS, Paris, January 2015.; Streker M, Reuther T, Krueger N, et al. Stabilized hyaluronic acid-based gel of non-animal origin for skin rejuvenation: face, hand, and décolletage. J Drugs Dermatol. 2013;12(9):990-4.