7 coisas para saber antes de fazer o tratamento com preenchedores

7 coisas para saber antes de fazer o tratamento com preenchedores

Homem com um maxilar bem definido.

Os preenchimentos injetáveis com ácido hialurônico são utilizados há mais de 20 anos e tornaram-se imensamente populares. A segurança estabelecida e o resultado natural atualmente alcançável são alguns dos fatores de motivação para que pessoas de todo o mundo realizem um tratamento de preenchimento.

Se você nunca realizou um procedimento estético com preenchdor, pode ter algumas dúvidas e preocupações. “Que resultados posso esperar?” “Meu rosto vai ficar estranho depois?” “É doloroso?” Aqui são apresentadas sete coisas a saber sobre preechimento facial que podem te ajudar a decidir se o procedimento é adequado para você.

1. Preenchimentos injetáveis: o que é e como funciona

Hoje, a grande maioria dos preenchimentos injetáveis consiste em ácido hialurônico, uma substância que ocorre naturalmente no corpo. O ácido hialurônico é um polissacarídeo, que atrai mil vezes o seu próprio peso molecular de água. O ácido hialurônico que ocorre naturalmente no corpo e na pele é degradado pelo organismo dentro de um ou dois dias. O ácido hialurônico usado nos preenchedores foi ligeiramente modificado, o que significa que leva mais tempo para o corpo degradá-lo, normalmente entre seis meses e dois anos. Nos últimos 20 anos, os preenchimentos com ácido hialurônico substituíram a maioria dos outros tipos de material de preenchimento, devido à sua segurança, eficácia e efeito duradouro.

Ácido hialurônico – destaques/fatos interessantes:

• É um carboidrato

• É uma substância natural na pele

• É hidratante

• A partir dos 28 anos, perdemos 1% ao ano do teor de ácido hialurônico da pele

2. Perfil de segurança estabelecido

Até o momento, pacientes em todo o mundo realizaram dezenas de milhões de tratamentos de preenchimento com ácido hialurônico. Um grande número de estudos clínicos também foi conduzido para avaliar resultados e efeitos colaterais desses procedimentos. Os preenchimentos de ácido hialurônico são geralmente muito bem tolerados e têm um perfil de segurança estabelecido. No entanto, eles ainda apresentam alguns riscos e, antes do tratamento, você deve discutir todos os riscos e benefícios possíveis com seu profissional de saúde. Um profissional de saúde bem instruído saberá como cuidar dos efeitos colaterais. Como em qualquer tipo de tratamento, é importante escolher um profissional de saúde habailitado e qualificado que utilize produtos de qualidade comprovada e bem pesquisada.

3. Dor ou desconforto durante e após o tratamento

Quando um preenchimento é injetado, você pode sentir um pouco de dor, mas a maioria dos pacientes descreve a dor como leve. Hoje, a maioria dos preenchimentos contém lidocaína, um anestésico local, que tira a maior parte do desconforto. O local de injeção pode ficar um pouco vermelho e pode sangrar um pouco quando a preenchimento é injetado. 

Após o tratamento, por alguns dias você poderá sentir um pouco de dor ou tensão na área que foi injetada. Outras reações esperadas no local da injeção são hematomas, inchaço e coceira.

4. Resultados rápidos

Você pode observar os resultados mais ou menos imediatamente após uma injeção de preenchimento com ácido hialurônico. Geralmente, a área que foi injetada fica levemente inchada por alguns dias; portanto, o resultado final pode ser visto alguns dias ou até duas semanas após o tratamento.

5. Efeito duradouro, mas não permanente

As injeções de preenchimento com ácido hialurônico não proporcionam resultados permanentes, mas o efeito dura alguns meses, normalmente entre seis meses e dois anos. O tempo de duração das injeções de preenchimento difere de paciente para paciente. O corpo metaboliza o ácido hialurônico de forma mais rápida em alguns pacientes do que em outros.

6. Substituindo a procedimentos estéticos cirúrgicos

Como já mencionado, preenchimentos com ácido hialurônico existem há mais de 20 anos. Ao longo dos anos, fabricantes e profissionais de saúde têm adquirido mais conhecimento e compreensão de como as injeções de preenchimento podem ser usadas. Um preenchimento mais firme é adequado para construir estrutura, por exemplo, no maxilar ou no queixo. Os preenchimentos mais leves são adequados para dar volume, por exemplo, nas bochechas ou lábios ou para uma definição mais suave do queixo. Assim, os profissionais de saúde podem proporcionar aos pacientes os resultados naturais que a maioria das pessoas procura.

A ampla área de uso e a segurança estabelecida dos preenchimentos  com ácido hialurônico levaram os preenchimentos a substituir a cirurgia em uma extensão cada vez maior. Os procedimentos com preenchdores o podem, por exemplo, ser usados em vez de implantes de queixo ou maxilar, com tempo de inatividade ou desconforto mínimos para o paciente. Os preenchimentos também podem ser usados ​​para tornar as olheiras menos visíveis.

7. Manter ou realçar sua própria beleza

Alguns acreditam que os preenchimentos são para pessoas mais velhas. E é verdade que  são uma boa ferramenta para ajudar as pessoas mais velhas a parecerem mais jovens. Quando os preenchimentos se tornaram populares há 20 anos, eles eram usados ​​para preencher rugas, como rugas nasolabiais ou linhas de marionetes. Profissionais de saúde e fabricantes aprenderam muito sobre tratamentos estéticos e diferentes maneiras de usar preenchimentos. O envelhecimento facial envolve mudanças complexas e interações entre pele, gordura, músculo e osso. O processo de envelhecimento envolve, por exemplo, reabsorção óssea, em especial da face média e redundância de tecidos moles devido aos movimentos dos tecidos faciais e à força lenta da gravidade. A redundância de tecidos moles é particularmente visível ao redor do maxilar e rugas nasolabiais, criando também cavidades que aparecem como perda de volume. Adicionar volume e compensar a reabsorção óssea é uma das melhores maneiras de revitalizar o rosto e diminuir rugas e linhas. O objetivo é ajudar a manter a própria beleza do paciente e fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes e felizes consigo mesmas.

Mas os preenchimentos também podem ser usados ​​para realçar – dar volume e criar estrutura. Adicionar volume aos lábios ou bochechas é um procedimento popular há muitos anos. Hoje, as pessoas também estão procurando tratamentos que criam uma estrutura. Dependendo do gosto pessoal, pode ser um queixo mais proeminente ou um maxilar mais definido. Hoje, a personalização é uma forte tendência nos tratamentos estéticos. A ideia é não tratar em excesso os pacientes, mas realçar a beleza natural da pessoa, refinar e revitalizar. Lembre-se de escolher um profissional de saúde que realmente saiba ouvir, que entenda suas queixas e que tenha a mesma visão de beleza que você.