As olheiras podem ser tratadas de maneira eficaz com ácido hialurônico, tanto em produtos tópicos para skincare diário quanto através de procedimento estético injetável 1.
O preenchimento com ácido hialurônico injetável é considerado seguro e eficaz, especialmente para olheiras profundas causadas por perda de volume2.
Este procedimento, realizado por profissionais de saúde habilitados, preenche a região da goteira lacrimal (onde as lagrimas escorrem), suavizando a transição entre pálpebra e bochecha3.
Ao longo deste conteúdo, você conhecerá mais sobre os tipos de olheiras, opções de tratamento e sobre Restylane.
O que são olheiras?
As olheiras são caracterizadas por um escurecimento ou profundidade na região abaixo dos olhos e costumam dar ao rosto um aspecto de cansaço.1
Esse escurecimento pode ser causado por acúmulo de pigmento (como a melanina), por alteração na circulação do sangue na região (com vasos aparentes), por afundamento de onde a lágrima escorre ou pela combinação desses fatores.1
Ou seja, mais do que uma questão estética, as olheiras são um reflexo de diferentes condições do corpo e precisam ser analisadas individualmente para definir o melhor tratamento estético.
Quais são os diferentes tipos de olheiras?
As olheiras podem ser de origem vascular ou por alteração de pigmentação. Além disso, o estresse, noites mal dormidas, não beber muita água e a exposição solar em excesso são fatores que podem desencadear a condição4.
Veja os tipos de olheiras:
- Olheiras vasculares: são causadas por alterações na circulação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, como acúmulo ou dilatação. Por isso, costumam ter um tom mais arroxeado ou levemente rosado;1
- Olheiras pigmentares: são causadas pelo aumento da melanina na pele da região dos olhos, o que altera a cor da área, variando entre diferentes tons de castanho.1
- Olheiras profundas: ocorrem quando a anatomia da região é mais profunda, criando uma sombra natural sob os olhos. Estão associadas à perda de volume ou estrutura na goteira lacrimal.1
- Olheiras mistas: podem ter diferentes causas, como genética, acúmulo de vasos sanguíneos, alergias ou bolsas de gordura.4
- Olheiras por edema: causadas pelo acúmulo de líquidos na área ao redor dos olhos, especialmente ao acordar ou durante processos inflamatórios, como alergias. Podem gerar inchaço e escurecimento transitório.1
O que é o preenchimento de olheiras?
O preenchimento de olheiras é um procedimento estético minimamente invasivo feito com ácido hialurônico injetável, uma substância que ajuda a recuperar o volume perdido abaixo dos olhos 3.
Esse procedimento é indicado principalmente para olheiras mais profundas, aquelas que criam uma sombra escura por causa do afundamento natural da região.3
A aplicação é feita na área entre a pálpebra inferior e o início da bochecha, exatamente onde costumamos ver a lágrima escorrer. Essa região pode perder volume com o tempo ou por características anatômicas, o que acentua a marca das olheiras 3.
O ácido hialurônico injetável preenche esse espaço, suaviza a transição entre as estruturas do rosto e melhora o aspecto de cansaço.3
Este procedimento ajuda a corrigir a profundidade e reposicionar estruturas internas, proporcionando um efeito mais harmônico e rejuvenescido no olhar5.
Como funciona a aplicação de ácido hialurônico nas olheiras?
Nas olheiras, o ácido hialurônico funciona principalmente preenchendo a região onde houve perda de volume. Esse afundamento é uma das principais causas da sombra escura sob os olhos, que dá aquele aspecto de cansaço.3
Ao ser aplicado por um profissional de saúde habilitado, o ácido hialurônico redefine a transição entre a pálpebra inferior e a bochecha, melhorando o contorno da região3.
Além de preencher, o ácido hialurônico também tem a capacidade de atrair água, o que melhora a hidratação e a firmeza da pele 3.
Quais tipos de olheiras podem ser tratados com preenchimento de ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico é mais indicado para olheiras profundas, causadas por perda de volume abaixo dos olhos.2
Esse tipo de olheira costuma formar uma sombra escura na região e pode ser suavizado ao nivelar o relevo da pele2.
Quando há presença de olheiras pigmentadas, flacidez ou edema, o acido hialurônico injetável só deve ser indicado se também houver uma depressão ou perda de volume na área avaliada 2.
Ou seja, ele não corrige diretamente a alteração da cor, geralmente acastanhada, nem o edema, mas pode melhorar o contorno quando esses fatores estão combinados 2.
O procedimento é seguro e eficaz para pacientes com as seguintes condições:
- Sulco abaixo dos olhos bem definido, mas sem flacidez excessiva2.
- Pouca ou nenhuma bolsa de gordura na pálpebra inferior2.
- Ausência de retenção de líquidos visível2.
- Ausência dee pigmentação intensa na pele da região2.
- Pele firme e sem excesso de movimentação muscular local2.
A indicação ideal deve ser avaliada por um profissional de saúde habilitado, já que nem toda olheira deve ser tratada da mesma forma.
Quais são os benefícios da aplicação de Restylane nas olheiras?
Quando aplicado por um profissional de saúde habilitado, Restylane ajuda a melhorar a aparência das olheiras sem a necessidade de cirurgia. A seguir, veja os principais benefícios desse tratamento:
- Preenche a perda de volume: Atua preenchendo o sulco abaixo dos olhos, corrigindo a depressão característica dessa região e suavizando os contornos do rosto6.
- Melhora a aparência de cansaço: Reduz aparência de rosto cansado, abatido e envelhecido causada pelo sulco profundo na região das olheiras 6.
- Pode melhorar olheiras escuras: Alguns pacientes com escurecimento da pálpebra inferior (olheiras escuras) podem apresentar melhora na aparência após o tratamento, embora este benefício não possa ser garantido para todos os casos 6.
- É um procedimento rápido e com retorno imediato: O procedimento é realizado em consultório com anestesia tópica local, e o paciente recebe alta imediatamente após a aplicação, sem restrições de atividades 6.
- Alta segurança e biocompatibilidade: O ácido hialurônico é uma substância que já existe naturalmente no nosso corpo (na pele, articulações e outros tecidos). Por isso, é bem aceito pelo organismo e apresenta baixo risco de alergias ou rejeição6.
- Alternativa não cirúrgica: Uma opção ou complemento ao tratamento cirúrgico da região abaixo dos olhos, permitindo melhora sem necessidade de cirurgia 6.
Por que escolher Restylane para o preenchimento de olheiras?
Restylane® pode tratar com resultados naturaisa e duradourosb. O preenchimento oferece diversos benefícios quando realizado com produtos de confiança e histórico comprovado.
Restylane, é uma marca que possui amplo portfólio de ácido hialurônico injetável, que incorpora três tecnologias exclusivas.
Essa diversidade de produtos permite que Restylane se destaque em naturalidade e segurança, oferecendo soluções adaptadas a diferentes necessidades e objetivos. Entenda os diferenciais que o portfólio Restylane proporciona:
- O primeiro preenchedor de ácido hialurônico 7.
- Segurança embasada por estudos científicos 8-13.
- Restylane demonstrou eficácia comprovada no tratamento de olheiras6.
- Resultados naturaisa e personalizados14-18c.
- Efeito duradouro de até 18 meses19d.
- Volume injetado significativamente menor, com alto índice de satisfação dos pacientes20.
- Melhor perfil de segurança entre os géis de ácido hialurônico disponíveis no mercado11,12,21,22.
Restylane: solução personalizada e natural
Restylane, o ácido hialurônico injetável originale, é desenvolvido para preencher linhas e rugas 7.
Atua de forma eficaz na restauração dos contornos da pele, no realce dos lábios, atingindo o nível de correção desejado, e na oferta de sustentação e estrutura. Sua comprovada eficácia se estende também ao tratamento de olheiras 6.
Quer aproveitar esses benefícios para a sua pele? Converse com um profissional de saúde habilitado e peça por Restylane para descobrir como esse tratamento pode se integrar perfeitamente à sua jornada de cuidados pessoais.
E que tal ficar por dentro de todas as novidades?
Siga Restylane no Instagram e acompanhe lançamentos, informações sobre tratamentos e histórias reais. Faça parte desse universo de beleza com naturalidade e confiança.
aAlta manutenção das expressões faciais naturais com a linha OBT (95%, n=63); Tecnologia NASHA que resulta em géis mais próximos da composição do AH natural.
bCom retratamento em 18 meses
cGéis com flexibilidade e firmeza variadas que permitem a personalização do tratamento.
dEstudo com, Restylane Volyme, N=60
eNo sentido etimológico do termo "origem", pois Restylane é o primeiro preenchedor de ácido hialurônico.
Referências
- Sociedade Brasileira de Dermatologia Rio de Janeiro. (2018). Olheiras: causas e tratamentos. SBDRJ. https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/ Acesso em: 29/10/2025.
- Anido, J., Fernández, J. M., Genol, I., Ribé, N., & Pérez Sevilla, G. (2020). Recommendations for the treatment of tear trough deformity with cross‐linked hyaluronic acid filler. Journal of Cosmetic Dermatology, 20(1), 6–17.
- Bukhari, S. N. A., Roswandi, N. L., Waqas, M., Habib, H., Hussain, F., Khan, S., Sohail, M., Ramli, N. A., Thu, H. E., & Hussain, Z. (2018). Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. International Journal of Biological Macromolecules, 120, 1682–1695.
- Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense. Olheiras: conheça os tipos e as causas. SBD-FL. Disponível em: https://sbdfl.org.br/noticias/olheiras/ Acesso em: 29/10/2025.
- Weiss RA et al. Dermatol Surg. 2016 Jun;42(6):699-709.
- Viana GA et al. Aesthet Surg J. 2011 Feb;31(2):225-31.
- Galderma data on file (MA39680).
- Cohen JL et al. Dermatol Surg. 2022 Feb 1;48(2):220-224.
- Andriopoulos; Facial augmentation with hyaluronic acid fillers in an Asian population; pôster Presented at AMWC Monte Carlo, Monaco. 4 - 6 April 2019
- Huang SH et al. J Drugs Dermatol. 2020 Sep 1;19(9):836-842.
- Sadeghpour M et al. Dermatol Surg. 2019 Aug;45(8):1085-1094.
- Artzi O et al. Dermatol Surg. 2016 Jan;42(1):31-7.
- Friedman PM et al. Dermatol Surg. 2002 Jun;28(6):491-4.
- Philipp-Dormston WG et al. Dermatol Surg. 2018 Jun;44(6):826-832.
- Edsman K et al. Dermatol Surg. 2012 Jul;38(7 Pt 2):1170-9.
- Rzany B et al. Dermatol Surg. 2012 Jul;38(7 Pt 2):1153-61.
- Segura S et al. J Drugs Dermatol. 2012 Jan;11(1 Suppl):s5-8.
- Ohrlund A_AMWC Poster_2019
- Talarico S et al. Dermatol Surg. 2015 Dec;41(12):1361-9.
- Hilton S et al. Dermatol Surg. 2018 Feb;44(2):261-269.
- Farhi D et al. J Drugs Dermatol. 2013 May;12(5):e88-93.
- Rao V et al. J Drugs Dermatol. 2014 Sep;13(9):1053-6.
Atualizado em: 10 de agosto de 2025.
BR-RES-2500222 | JUL/2025