Importância dos três terços da face para o sucesso do tratamento estético

Importância dos três terços da face para o sucesso do tratamento estético

Três terços da face

A harmonia é um dos princípios analisados quando determinamos o que é belo. E, quando se fala em estética facial, esse aspecto também deve ser considerado. Mas, afinal, como definir se uma face tem essa harmonia que representa a beleza? A divisão em três terços da face pode colaborar com esse propósito. Isso mesmo! Essa é uma técnica que auxilia profissionais da área da saúde especialistas em estética a conduzirem a análise facial.

Nessa divisão, podemos chegar aos seguintes terços:

  1. Superior: que vai da raiz do cabelo até a linha da sobrancelha [1];
  2. Médio: que vai da linha das sobrancelhas até a linha subnasal e engloba olhos, nariz, bochecha e orelhas [1];
  3. Inferior: compreende a região que vai da linha subnasal até o queixo [1].

“Ao realizarmos procedimentos estéticos, buscamos proporções faciais, medidas de simetria, ângulos adequados, que foram convencionados após observações de pessoas visualmente atraentes. Com esse objetivo de melhor estudo da face, ela foi dividida em três terços”, explica a Dra. Mamy Honda, médica dermatologista (CRM 130616).

 

Três terços do rosto: beleza além dos padrões da época

Como você observou anteriormente, a divisão da face em áreas definidas é um auxílio para tentar chegar a um resultado estético satisfatório. Mas, afinal, como as pessoas acabam tendo essa divisão desproporcional?

“Existem pessoas que apresentam desproporção desses terços. Além disso, com o processo de envelhecimento facial, as estruturas dessas regiões vão sofrendo alterações, que podem ser tratadas ou corrigidas com procedimentos estéticos, melhorando aquilo que incomoda os pacientes”, aponta a Dra. Mamy Honda.

Também é importante destacar que, mesmo que o conceito de beleza seja muito diferente ao longo do tempo, o objetivo acaba sendo o mesmo ao recorrer à simetria, de acordo com Costa (Costa LAL et al. Análise facial-Uma revisão de literatura. 2004) [2]. Ou seja, enquanto bocas mais volumosas, queixos mais marcados ou outros detalhes podem ser exclusivos de uma determinada época, a simetria é uma questão que vai além do tempo.

Para chegar a essa harmonia tão requisitada entre os terços da face, os procedimentos estéticos são fundamentais. E, o melhor: com o avanço disponível na atualidade, isso é possível até mesmo sem as temidas cirurgias.

“Após analisar os três terços, podemos avaliar quais alterações podem ser tratadas. E, se houver desproporção entre eles, podemos melhorar esse aspecto com procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico”, confirma a médica especialista em dermatologia.

 

Tratamentos injetáveis: harmonia para a face e busca da beleza

Tentar transformar as proporções dos três terços da face pode ser considerado uma tarefa pouco dolorosa e acessível, além de não gerar preocupações com a reversibilidade. De acordo com a Dra. Mamy Honda, as assimetrias podem ser amenizadas com o uso de tratamentos injetáveis minimamente invasivos reajustando alguns aspectos de forma simples:

“Podemos melhorar essas proporções dando ênfase no terço médio, por exemplo, ou alongando o terço inferior com preenchimento de ácido hialurônico”, esclarece a médica.

Para realçar os contornos da face, alguns dos produtos da linha Restylane®, presentes no portfólio da Galderma Aesthetics podem ajudar. É o caso de Restylane® Lyft™ e Restylane® Defyne™. Ambos são indicados por prover um preenchimento firme para dar não apenas forma, mas também estrutura e sustentação. Eles possuem tecnologias diferentes, garantindo uma personalização eficiente para o tipo de pele e mudança necessárias no seu caso [3].

Saiba mais sobre a utilização do Ácido Hialurônico para os contornos do rosto. Aqui, você terá exemplos específicos sobre os tratamentos que podem conferir harmonia à sua face.

Para determinar, porém, o plano de tratamento, é preciso que a análise facial seja feita por um profissional especializado. Ele será capaz de observar todas as características dos três terços do rosto e definir os pontos que serão indicados para a realização de alterações. Dessa forma, a busca por um rosto mais harmonioso com o auxílio de procedimentos estéticos fica ainda mais fácil.

 

FONTES:

[1] https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/20184-lifting-facial-entenda-como-o-rosto-e-dividido-e-cada-regiao-abordada

[2] Costa LAL et al. Análise facial-Uma revisão de literatura. J Bras Ortodon Ortop Facial, v. 9, n. 50, p. 171-6, 2004.

[3] https://www.galdermaaesthetics.com.br/redefinindo-os-contornos-do-rosto-com-o-acido-hialuronico

 

Abril.2021 BR-OTH-2100087