Como hidratar a pele de dentro para fora com ácido hialurônico

Como hidratar a pele de dentro para fora com ácido hialurônico

Imagem de mulher saindo da água/com água no rosto

Pode ser difícil descrever o que realmente é uma pele radiante e saudável, mas quando você vê alguém com esse brilho quase mágico, você reconhece instantaneamente. Quando a superfície da pele está seca, ela não pode refletir tão bem a luz e, em vez disso, apresenta um aspecto acinzentado e opaco. Hidratada ou não, a pele depende, em grande parte, do teor de ácido hialurônico. Consequentemente, se deseja aquela aparência radiante e invejável, você precisa aumentar o teor de ácido hialurônico da sua pele. Então como você faz isso?

O ácido hialurônico evita que a pele fique seca

O ácido hialurônico está presente em todo o organismo. Ele pode ligar 1.000 vezes seu próprio peso na água e, assim, mantém nossa pele e outros órgãos hidratados. Com a idade, a pele perde gradualmente seu teor de ácido hialurônico. Além disso, a exposição repetida à radiação UV pode quebrar o ácido hialurônico em nossa pele. A pele ficará seca e menos elástica, e você começará a notar a formação de linhas finas e rugas. Quando a pele está seca, a superfície da pele fica irregular e é por isso que ela não reflete tão bem a luz e perde-se o brilho. 

As moléculas de ácido hialurônico são grandes demais para penetrar na pele 

Existem diversos produtos tópicos no mercado que contém ácido hialurônico.  No entanto, é impossível aumentar a quantidade de ácido hialurônico dentro da pele, aplicando-o na superfície. As moléculas de ácido hialurônico formam cadeias longas que são grandes demais para penetrar na superfície da pele. Ainda assim, não é uma má ideia usá-lo como um umectante tópico. A adição superficial de agentes hidratantes evitará a perda de água da pele e, assim, preservará sua hidratação.

As partículas pequenas não garantem que serão absorvidas pelas camadas mais profundas da pele

Ultimamente, algumas marcas começaram a comercializar produtos com ácido hialurônico fragmentado, onde as longas cadeias foram transformadas em partículas extremamente pequenas, e afirma-se que essas partículas conseguem penetrar mais profundamente na pele. O que é importante saber é que, apenas porque algo é pequeno o suficiente, não garante que será absorvido pelas camadas mais profundas da pele. 

A função de barreira da pele é extremamente eficiente 

A camada mais externa da pele é chamada epiderme. A epiderme é frequentemente comparada a uma parede de tijolos. As células da epiderme, os queratinócitos (que constituem 90% de todas as células dessa camada), são os tijolos dessa metáfora da parede, e diferentes tipos de lipídios (substâncias gordurosas) compõem a argamassa. O ácido hialurônico liga a água e é, portanto, solúvel nela. Assim, quando a partícula de ácido hialurônico solúvel em água e fragmentada tenta entrar na epiderme, uma camada eficiente de lipídios cutâneos e queratinócitos a interrompe.

Skinboosters: eficaz para combater a pele seca 

Então, o que você pode fazer se você tem a pele seca e deseja aumentar a hidratação profunda da pele? Beber mais água? A menos que seu corpo esteja desidratado, isso não fará muita diferença, pois provavelmente falta ácido hialurônico necessário para ligar uma quantidade suficiente de água na pele para produzir um brilho saudável. O que você poderia fazer que realmente funciona é usar os skinboosters. Skinboosters é um tipo de preenchimento que contém um gel de ácido hialurônico estabilizado. O ácido hialurônico natural em nosso organismo degrada e reformula muito rapidamente. Se você injetar isso na pele, durará apenas alguns dias – no máximo. O ácido hialurônico estabilizado foi ligeiramente modificado para durar muito mais tempo – por vários meses ou até um ou dois anos – dependendo do tipo de preenchimento. Skinboosters é um tratamento chamado minimamente invasivo. Durante um tratamento com skinboosters, uma fina camada de pequenas gotas de gel é injetada na pele abaixo da superfície. Uma vez lá, as gotículas retêm a água e mantêm a pele macia e hidratada por um longo tempo. 

O tratamento com os skinboosters Restylane realmente ajuda quando você tem pele seca? 

Ao contrário dos tratamentos tópicos com cremes e soros, quando injetado, o Restylane Skinboosters atinge a parte inferior da superfície da pele até as camadas mais profundas. Devido à estabilização das moléculas de ácido hialurônico, o efeito de hidratação na pele seca também será duradouro. De acordo com um estudo clínico, 100% dos pacientes no estudo puderam ver melhorias até 12 meses após o primeiro tratamento.[1] Os estudos também mostram melhorias não apenas no rosto, mas também no pescoço, colo e mãos.

Para saber mais sobre o tratamento com skinboosters, continue lendo aqui

 

Referências

  1. Gubanova EI et al. Pôster apresentado em IMCAS 2015.; Streker M et al. J Drugs Dermatol 2013;12, 990-994.