Tratamentos faciais injetáveis poderiam substituir os procedimentos estéticos cirúrgicos?

Tratamentos faciais injetáveis poderiam substituir os procedimentos estéticos cirúrgicos?

Realce Seu Brilho

Atualmente, existe um grande número de tratamentos cosméticos disponíveis, incluindo tratamentos injetáveis, como preenchimentos e skinboosters. Comparado aos procedimentos estéticos cirúrgicos, qual a eficácia desses tratamentos? É possível obter os mesmos resultados e quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa?

Para descobrir, um bom começo é entender o que acontece com o rosto à medida que envelhecemos. O envelhecimento envolve muitos processos diferentes que ocorrem em diferentes partes do rosto. Com uma melhor compreensão do processo de envelhecimento, você poderá entender quais tratamentos podem trazer o melhor resultado para a sua pele.

Se você é jovem, entender o processo de envelhecimento ainda não parece relevante, mas é realmente importante saber como o rosto muda com o tempo e como previni-lo do envelhecimento. Um procedimento que atende à sua necessidade hoje pode não ser o ideal amanhã. Especialmente quando se trata de cirurgia não reversível, as consequências podem ser substanciais.

Abaixo, você pode ler sobre as mudanças pelas quais o rosto passa com a idade e como tratar melhor cada uma delas. Com esse conhecimento, você é capaz de maximizar seu potencial único de beleza e evitar sinais de envelhecimento.

O processo de envelhecimento em diferentes partes do rosto

– Estrutura óssea. Seu corpo está constantemente remodelando sua estrutura óssea. Quando você é jovem, a formação óssea excede a reabsorção óssea (o processo de degradar o tecido ósseo e liberar os minerais, o que resulta em uma transferência de cálcio do tecido ósseo para o sangue). Conforme você envelhece, no entanto, a reabsorção óssea excede a formação óssea. Isso significa que seu rosto perderá gradualmente volume e definição. A reabsorção óssea será particularmente visível nas têmporas e no maxilar posterior.

– Compartimentos de gordura. À medida que envelhecemos, perdemos volume no rosto devido a uma perda de gordura facial. Além disso, os compartimentos de gordura nas bochechas perdem sustentação e descem contribuindo para o que é chamado papada. Também perdemos volume nos lábios e, com o tempo, mais ou menos em todo o rosto.

– Hidratação. Um componente principal da hidratação da pele é o ácido hialurônico. O ácido hialurônico pode ligar mil vezes seu peso molecular na água. No entanto, à medida que envelhecemos, nossa pele passa por mudanças que afetam sua aparência e podem fazer com que ela perca seu brilho natural.1

– Colágeno e elastina. O colágeno e a elastina são outros dois componentes importantes da pele que contribuem para sua estrutura e elasticidade. À medida que envelhecemos, a pele produz menos colágeno e elastina, o que significa que temos menos fibras de colágeno e elastina em comparação com uma pessoa jovem. O resultado é uma pele mais fina e flácida que perdeu sua elasticidade, estrutura e flexibilidade.2

– Rugas. À medida que envelhecemos, as rugas são formadas, em parte por causa da perda de ácido hialurônico, colágeno e elastina, mas também devido a expressões faciais repetidas. 

Um lifting facial cirúrgico em que a pele é esticada para trás e o excesso de pele é removido, não trata as diferentes mudanças que ocorrem à medida que envelhecemos, como reabsorção óssea ou perda de hidratação ou perda de gordura facial, por exemplo.

As novas tecnologias foram muito longe, visando às áreas específicas e aos problemas específicos de uma face envelhecida. O resultado é que muitos cirurgiões plásticos substituíram a cirurgia pelo tratamento minimamente invasivo, como os injetáveis. 

A vantagem mais importante dos tratamentos injetáveis ​​em comparação à cirurgia é que eles não são permanentes. Portanto, você pode ajustar e aperfeiçoar seus contornos faciais de acordo com suas necessidades específicas em uma idade específica. Nos últimos anos, os jovens começaram a buscar procedimentos para o queixo e o maxila. Há uma grande vantagem de poder ajustar continuamente o tratamento, pois seu maxilar mudará inevitavelmente com o tempo.

Use o produto certo para cada região do rosto

Para alcançar o resultado ideal com o seu tratamento, é importante usar o produto certo para cada região do rosto. As diferentes tecnologias nos proporcionam tratamentos mais cutomizados para cada paciente.  Atualmente, trata-se de realçar e restaurar sua própria beleza natural, para que você possa obter a melhor aparência. 

– Restaurar e melhorar a estrutura óssea. Os preenchedores  a base de ácido hialurônico podem ser usados ​​para compensar a reabsorção óssea, além de realçar, por exemplo, o queixo e o maxila. Neste caso, o preenchedor deve ser bastante firme, para que possa criar uma projeção que dure. Se um preenchedor suave for usado, a pele esticada sobre o queixo ou o nariz empurrará o preenchimento para a lateral e a projeção e a definição serão perdidas.

– Restaurar a perda de gordura e realçar as bochechas e os lábios. Outro excelente uso dos preenchedores é restaurar ou aumentar o volume do rosto em áreas suaves e móveis, como lábios e bochechas. Nessas áreas, o preenchimento  deve ser mais macio e flexível. Dessa maneira, seu rosto terá uma aparência natural quando você falar e sorrir, pois a injeção de ácido hialurônico injetado se integrará melhor à sua pele e rosto

– Melhorar a saúde da pele, estrutura e hidratação. Skinboosters, outro tipo de preenchimento é uma boa opção para restaurar e melhorar a hidratação da pele. Com os skinboosters, pequenas quantidades de gel de ácido hialurônico são depositadas abaixo da superfície da pele para proporcionar hidratação duradoura e melhora do brilho da pele.3,4,5,6 Outra excelente opção são as injeções que estimulam a formação de colágeno, que diminui com o tempo. Um aumento da quantidade de colágeno torna a pele mais firme e flexível.

Personalize e aperfeiçoe sua própria beleza

O uso de tratamentos estéticos está aumentando a cada ano. Como os tratamentos injetáveis não são permanentes, eles oferecem a flexibilidade e a capacidade de harmonizar e aperfeiçoar suas características de maneira natural e fácil, o que a cirurgia não pode oferecer. Além disso, você poderá ajustar seu tratamento à medida que envelhece. 

 

Referências

  1. Finn CJ et al. Dermatol Surg 2003;29(5):450–455.; Matsubara et al. Skin Res Technol 2012;18(1):29–35
  2. Finn CJ et al. Dermatol Surg 2003;29(5):450–455
  3. Gubanova EI et al. Poster presented at IMCAS 2015
  4. Distante F et al. Dermatol Surg 2009;35(S1):389–93
  5. Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015;14(3):288–98
  6. Lee BM et al. Arch Plast Surg 2015;42(3):282–287.